NOSSO PROJETO É APRENDER!

LIDERANÇA COM O MESTRE.

Oriente...é seu papel; mas aplauda... é seu dever


Honestidade no dicionário quer dizer ser livre de engano. Esta é a primeira surpresa, pois a maioria de nós pensamos que honestidade é não dizer mentiras.


Em se tratando de instituições e de pessoas implica em combater a malandragem , a mentira , a sonegação , derrocar a "Lei de Gerson" ( levar vantagem em tudo).

Muito já se falou no passado dobre a honestidade :

-"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."-Rui Barbosa

-"A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio."-Juvenal

-"Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão."-Cícero

-"Aquele que perde a sua honestidade já não tem mais nada a perder."-Nietzsche

-"Para ser mestre da tua palavra, deves ser escravo da tua consciência."-Sukhorukov

- À mulher de César (imperador) não basta ser honesta...tem que parecer ser honesta ( antigo adágio romano)

A honestidade está em cheque atualmente. Nos noticiários parece que não escapa ninguém. No noticiário político, um mar de lama; no bloco econômico golpe dos mais variados tipos com prejuízos globais na casa dos bilhões; nos esportes é o doping aqui , suborno ali, manipulação de resultados acolá ; no campo geral trapaças nos colégios , apropriação indébita nas faculdades, na fila do trânsito , na internet , engôdos em filas de bancos, não escapam nem crianças nem idosos , mulheres grávidas ou incapacitados...
Neste caso, os fins justificam os meios e todos saem satisfeitos: o subornado com dinheiro extra no bolso.

Já há quem considere ser desonesto uma característica de liderança e inteligência. Há quem aceite políticos desonestos, mas que trabalham em benefício do povo. Há quem prefira escolher pessoas desonestas pares comandar suas cidades , tentando evitar pessoas violentas no poder.


O correto é ser ético e livre de engano é bem mais amplo. Nosso comportamento deve ser livre de engano, dedicado exclusivamente a verdade.

JUNTE-SE À CAMPANHA!
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now