top of page

Conceito de Obrigação Moral

O ser humano é um ser com consciência, ou seja, do ponto de vista ético reflete sobre suas ações e se questiona se tem agido corretamente ou não. Todo ser humano tem seus valores pessoais que se tornam normas de atuação correta, uma bússola para diferenciar o caminho correto do errado. Estes valores morais determinam o plano teórico de uma ação, entretanto, a vida é prática, em certas ocasiões, o ser humano experimenta uma oposição entre o plano teórico e a ação prática do dia a dia.


As pessoas sentem que devem ser fieis a essas normas para poder ser felizes de verdade. Daí se deduz a consciência da obrigação moral, ou seja, a necessidade de ser coerente e consequente com os valores pessoais. Na maioria das ocasiões, esta obrigação moral não é imposta de forma externa, mas a pessoa é fiel a esse dever interno.


O certo é que os valores de um indivíduo também são influenciados pelo contexto social do local de nascimento e moradia da pessoa, além disso, suas raízes também se devem à educação recebida por parte dos pais e dos professores no colégio. Aquilo que para uma pessoa é correto pode não ser para outra, inclusive no plano ético, em alguns casos, pode parecer suscetível a certo relativismo (embora haja características gerais há um consenso geral sobre o que é certo e o que é errado).

Por outro lado, existem normas sociais que propiciam a convivência social e a harmonia do grupo. Neste caso, o cumprimento dessas normas sociais também responde a uma obrigação moral. Deste modo, a razão e o conhecimento atuam como uma luz que ilumina a vontade de agir corretamente através do raciocínio, ou seja, através do valor do dever. A obrigação moral se refere precisamente ao peso que exerce a razão sobre a vontade.

A obrigação moral representa as obrigações de um indivíduo pelo fato de ser uma pessoa, isto é, o ser humano tem deveres como também obrigações a cumprir. Estas obrigações se referem à prática do bem e ao cumprimento das leis.

0 visualização0 comentário
bottom of page