top of page

Conceito de Filosofia Moral

A filosofia é uma das principais ciências que mostra a importância da sabedoria primeira como meio de reflexão desde vários pontos de vista. Existem muitos ramos da filosofia que tem um objetivo próprio. A filosofia também reflete sobre o comportamento humano, mais particularmente, sobre o seu trabalho.


Neste caso, a ética ou a filosofia moral se tornam uma luz que permite discernir entre aquilo que é certo ou não do ponto de vista ético. É um dos valores que não se encontra inserido no contexto de uma religião específica, mas no contexto da lei natural que rege aquilo que é conveniente para o ser humano de acordo com sua dignidade e natureza.

A moral parte da #liberdade

A moral tem sua base na liberdade do ser humano através da qual uma pessoa pode realizar boas ações, mas que também tem a liberdade de praticar atitudes injustas. A reflexão moral ajuda o ser humano a tomar consciência de sua própria responsabilidade no trabalho de crescer como pessoa, tendo sempre claro o princípio da verdade e do bem.


Um conceito que expressa o melhor do ser humano

A filosofia como reflexão moral é muito importante, uma vez que a retidão no trabalho ajuda o ser humano a melhorar como pessoa e a alcançar uma vida boa como dizia Aristóteles. Além disso, a filosofia moral mostra também a responsabilidade do ser humano em trazer esperança à sociedade que vive, uma vez que através de ações individuais exerce influência também no bem comum.

Busca pelo bem comum

A partir deste ponto de vista, a #filosofia #moral persegue o bem comum da #sociedade já que o bem do grupo alimenta o bem-estar do indivíduo.

Esta reflexão ética ajuda a contribuir com a ordem da sociedade. Esta filosofia moral toma como fundamental os princípios da conduta humana. Estas normas éticas dignificam a pessoa através de valores como mostra a superação pessoal, o amor próprio, o respeito ao próximo, o princípio do dever e a busca pela felicidade. Um #princípio moral essencial é lembrar que o fim nem sempre justifica os meios.

Foto: iStock, OlegSirenko

0 visualização0 comentário
bottom of page