top of page

Conceito de Consciência Moral

O ser humano é um ser de enorme grandeza como mostra o núcleo pessoal e uma de suas principais características é a intimidade. Isto é, a capacidade de reflexão que tem todo ser humano sobre aquilo que é correto em relação ao que faz. A consciência moral mostra a postura ética do ser humano através de um juízo racional que é capaz de discernir aquilo que é bom do que não é.



Assim como existem ações que podem ser um meio para a obtenção de um fim, ao contrário, a realização do bem é um fim por si só uma vez que praticar boas ações proporciona bem-estar, tranquilidade e satisfação à pessoa. Do ponto de vista social, a consciência moral mostra a importância do respeito ao próximo.

A realização do bem

A consciência moral determina também algumas normas de conduta, como também as leis gerais e universais que ajudam o indivíduo a interiorizar o conceito do dever moral. Um dos principais critérios da consciência moral é a justiça. O ser humano tem a capacidade de refletir sobre suas próprias ações com o objetivo de poder avaliar possíveis erros.


A sociedade tem uma função muito importante também na construção da ética social, uma vez que a educação é um dos meios mais importantes para formar pessoas. O #conhecimento é um horizonte de liberdade e também reflexão moral. O ser humano tem o dom da liberdade.

Isto é, assim como tem a capacidade de realizar uma boa #ação, pode também praticar uma falta grave. O importante é que do ponto de vista ético, o ser humano dever ser íntegro para agir com responsabilidade diante da execução dos seus atos e que possa reparar o mal cometido no caso de praticar alguma infração.


A importância do exemplo familiar

Os pais são uma referência #moral para os seus filhos, pois através de suas ações orientam o caminho da vida com um exemplo positivo. Os #pais educam seus filhos na consciência do bem através do cumprimento de normas claras e objetivas para o lar. Pais e professores trabalham em equipe no cumprimento de objetivos concretos, pois esta consciência do bem é adquirida nos primeiros anos de vida.

Foto: Linda Steward I iStock

0 visualização0 comentário
bottom of page